O Parque Nacional da Serra do Itajaí protege aproximadamente 57 mil hectares de florestas, em sua maioria em avançado estágio de regeneração, preservando uma das maiores áreas de Mata Atlântica contínua do Estado de Santa Catarina, abrangendo nove municípios catarinenses: Apiúna, Ascurra, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos.
A avifauna vêm sendo estudada há cerca de 20 anos pelo Laboratório de Ecologia e Ornitologia da Universidade Regional de Blumenau, sendo que 326 espécies já foram catalogadas para esta Unidade de Conservação.
Foi criado através de Decreto Federal, emitido pela Presidência da República em 4 de junho de 2004 e publicado no Diário Oficial da União em 7 de junho de 2004, com uma área de 57.374 ha. O Decreto Federal de 20 de fevereiro de 2006 veio revisar os limites do parque. O Plano de Manejo desta Unidade de Conservação foi concluído em março de 2009.
A visitação pública somente é permitida mediante prévia autorização e é restrita ao horário das 8h00 às 16h30, de terça a domingo. Horários diferenciados poderão ser autorizados para palestras ou para acesso a trilhas de longo percurso.
O parque não possui alojamentos para visitantes ou pousadas e não é permitido acampar dentro dos limites da Unidade de Conservação. As cidades próximas ao parque possuem ampla rede de hotéis, pousadas e campings (http://www.sc.gov.br/portalturismo/).